sexta-feira, 16 de julho de 2021

Ciça Moreira: Resgatando o Rock Nacional!

  Com apenas 14 anos, a mineira de Poços de Caldas, Ciça Moreira é uma artista independente que vem ganhando destaque. Ela, que já participou do reality "Canta Comigo", da Record e mostrou seu grande talento na TV, tem ótima repercussão no Youtube e demais plataformas digitais, tocando diversos covers de músicas consagradas além de seu trabalho autoral que faz um resgate do rock n' roll que andava sumido há alguns anos, mas aos poucos vem retornando aos repertórios dos artistas do Brasil e do mundo. E por falar em música autoral, Ciça acaba de lançar seu mais novo single "Irreal", que teve estreia ontem em todas as plataformas! Confira a seguir o papo super bacana que tivemos com a roqueira!

                                         Foto: cedida pela artista

Sempre gostou de música? Tem artistas na família? Como começou essa paixão?

Sempre adorei música, escuto 24hrs por dia desde que eu era bem bem BEM pequena (risos).

Além de mim não tenho nenhum músico na família, porém meus pais sempre escutaram muita música, então passei minha infância inteira escutando muita música boa e eu adquiri esse gosto para mim mesma.

Além do instrumento voz, toca algum outro?

Sim, toco violão e guitarra, mas eu consigo me virar bem no teclado e na bateria também.

Você que compõe suas músicas? Quem produz?

Sim, de todos os lançamentos que eu fiz até agora eu sou a compositora da música, escrevo as letras, as melodias, e as bases harmônicas no violão. Já o arranjo e a produção final é gravado pela One Produtora.

Qual o gênero/estilo da sua música?

Minhas músicas são todas de rock! Sou apaixonada no rock desde criança e isso nunca mudou, tenho o objetivo de fazer rock pra essa galera de hoje em dia e fazer o rock ter a força novamente!

Em qual ou quais artistas se inspira e por quê?

Os artistas que eu mais me inspiro são:

Amy Lee (por ser vocalista da primeira banda que eu escutei e ter um trabalho incrível!), Pitty (também uma das primeiras cantoras que eu já escutei e me inspira muito no rock nacional) e Bruno Sutter (admiro muito a pessoa que ele é e o tanto que ele é determinado para fazer um trabalho muito bom e ser um artista independente, ele arrasa!)

Tem algum artista que você sonha em fazer um feat. ? Qual?

Os três que foram mencionados em cima e mais o Far From Alaska (risos), sou muito fã deles, me inspiram muito também.

Sobre a situação de pandemia que estamos vivendo, em qual momento da carreira você estava quando a Covid veio à tona?

Quando o Covid veio eu estava começando a dar os primeiros passos para ser uma artista independente, então aproveitei o “tempo livre” que eu tive na pandemia para me dedicar muito e planejar todo o meu trabalho.

Sabemos que tudo isso trouxe grandes prejuízos pro mundo da música e entretenimento, principalmente pra artistas independentes, mas você acha que em meio a toda essa situação também ocorreram coisas positivas (artisticamente falando)? No sentido de ter tido mais tempo para criações e tudo mais? (Comente)

Sim!! Com certeza! Para muitos músicos que vivem de shows e etc. realmente tiverem muitos prejuízos, porém para mim foi ótimo! Eu consegui focar 100% na minha carreira. Comecei minhas autorais, gravei muitos covers, e participei de um reality show (“Canta Comigo”, da Record)! Porém, nada disso substitui a saudade que eu sinto de me apresentar em um palco, ah que vontade de escutar a voz da plateia cantando junto à você, é a melhor sensação do mundo!

Na sua opinião, qual a maior dificuldade em ser uma artista independente? Por quê? Comente.

Não desistir, com certeza! Pois é necessário muito esforço, dedicação e foco, o que cansa muito então fica fácil de desistir. Muitos “nãos” vão vir também, então você continuar tentando não é uma tarefa fácil. Ser vista como uma artista profissional também é outra dificuldade, no momento que as pessoas veem que você é independente, passam a te olhar com outros olhos e te comparar com artistas grandes.

Como você definiria o seu processo criativo? Você utiliza algum método de composição?

Nenhum método específico é utilizado, porém eu sempre início pela letra, depois a melodia e depois uma harmonia no violão. Eu sempre crio uma história antes de compor uma música, depois eu me coloco no lugar de uma personagem e imagino o que ele sente, o cenário, as falas e tudo mais.

 “Não Vou Voltar” foi sua primeira música autoral lançada, certo? Como foi a sensação de lançar uma obra original e o que achou da repercussão do single?

Sim! Não vou voltar foi meu primeiro single e foi uma sensação muito boa e de conquista no mundo da música! Foi um sonho se tornando realidade, a música tinha ficado do jeito que eu queria e o pessoal curtiu muito também, foi de se emocionar!

Seu primeiro single de 2021, “Passe Bem” tem ótimos números nas plataformas digitais, você acredita ter relação com essa onda rock que tem voltado aos poucos já desde o ano passado, mas que esse ano já podemos ver tomando força? E qual seu sentimento sobre esse momento da música?

Sim! 2021 começou com tudo! “Passe Bem” é uma das minhas músicas com maior repercussão na plataformas digitais, porém eu acho que o motivo disso tenha sido o tema que a música aborda, o peso do hard rock que ela tem, e também por ela ter entrado na maior playlist de rock nacional do Spotify! A “Pátria Rock”!

E além de tudo isso com certeza o rock vem ganhando força em comparação com o ano passado e eu estou super feliz com isso! Mais uma vez um sentimento de conquista.

Sobre “Irreal”, seu mais novo lançamento, como foi o processo de criação deste single? Quais inspirações você teve para escrever e como foi a produção dele? Você participa também desse processo? Leva suas ideias pra arranjo, gravação?

Na hora de escrever “Irreal” eu me inspirei em um evento que ocorreu na minha vida, a música passa um sentimento muito profundo sobre amizades e ela tem uma pegada mais leve, levando um pouco mais pro pop, mas sem perder todo o rock é claro! Tive uma inspiração muito grande no que eu estava sentindo, sem uma inspiração musical específica. Eu participo do processo de produção sim! Eu sempre chego na produtora com ideias, uma harmonia e uma melodia pronta.

Qual mensagem você deixaria para as pessoas que tem o sonho de seguir na carreira musical mas muitas vezes se sentem inseguras, com medo de não dar certo, ou acharem que não são boas o suficiente?

Mesmo tendo vergonha, nós temos que superar os medos! Nunca saberemos se não tentarmos. Para seguir uma carreira em qualquer área que seja (inclusive música) basta você estudar, se dedicar, esforçar bastante, e principalmente, acreditar em si mesmo!

                                    Foto cedida pela artista

Siga Ciça Moreira nas mídias sociais e acompanhe o trabalho dessa grande artista!!

Youtube - Instagram - Facebook

Quer ouvir as autorais da Ciça?? Corre lá no Spotify!



Nenhum comentário:

Postar um comentário